Eu já escrevo um blog “para mim mesmo” em inglês, mas sempre quis também contar um pouco das minhas experiências em português. Então, começo esse blog com um post especial de análise sobre o WordCamp Fortaleza. Evento que foi realizado nos dias 13 e 14 de Agosto de 2016 na Faculdade Farias Brito.
História
Faz algum tempo que vou para WordCamps como participante. Minha primeira experiência foi no WordCamp de Miami. Desde então fiquei encantado com esse evento. Sempre que ía para um novo WordCamp, ficava imaginando um acontecendo em minha cidade de nascimento, Fortaleza. Depois de participar de mais de uma dúzia, finalmente no WordCamp de Miami 2016, conheci a Rócio Valdivia e então foi possivel oficializar o evento. Foi muito dificil ter aprovado que eu fosse o principal organizador, pois apesar dos muitos laços e relacionamentos que tenho em Fortaleza, moro nos EUA faz muito tempo. Entretanto, creio que o meu histórico de presença em WordCamps e em diversos meetups ajudou na escolha.
No mês de Agosto de 2015, fui para Fortaleza para o meu casamento e aproveitei o tempo adicional que fiquei na cidade para organizar o primeiro meetup de WordPress da cidade. Apesar de já terem havido outras tentativas de organizar a comunidade local em um evento regular, foi a 1a vez que tivemos um modelo de encontro nos padrões da comunidade. Com palestras para todos os tipos de público (técnico, design, conteúdo e marketing) e nivel de qualificação dos participantes (novatos, intermediário e avançado). Creio que esse foi um dos fatores que influenciaram no sucesso de presença de público, além obviamente de bons palestrantes.

Organização

Foi bem dificil implementar o modelo de organização do WordCamp. Nunca antes um evento assim tinha acontecido na cidade e além de mim, apenas dois outros co-organizadores ajudaram nas tarefas sendo que um deles (por motivos pessoais) mais efetivamente na reta final do evento. A fundação ajuda muito, está tudo em handbooks e planilhas. Tudo planejado por semana e nivel de esforço de tarefas. Se tivessemos mais co-organizadores e todos os envolvidos tivessem lido essa documentação, feito as tarefas no momento certo, seria tudo bem mais fácil. Vou sugerir que esses arquivos sejam traduzidos para o português para que fique mais fácil organizar WordCamps no Brasil por marinheiros de primeira viagem. Hoje sei que é um esforço super humano uma equipe de 3 organizadores. O mínimo necessário para não sobrecarregar demais ninguem seriam 8 com um organizador principal.
Conseguir o local foi algo muito dificil. Talvez o mais dificil. Já que WordCamps são eventos que para serem o mais inclusivo possível, incentivam o preço mais baixo de ingresso que conheço para esse tipo de evento. Por 30 palestras, 2 oficinas, almoço, brindes e camisa foi cobrado apenas R$50,00. Depois de tentar muito, receber o silêncio como resposta de várias universidades, e ver o tempo hábil perto de se esgotar, finalmente conseguimos fechar com a Faculdade Farias Brito e o pessoal do FBIdeias.
Agora, uma coisa que facilita muito a realização em uma nova cidade, é a participação do pessoal da comunidade WP Brasil. Faz algum tempo que vinha me aproximando deles, seja quando algum vinha para um evento nos EUA ou online, através do fórum oficial, slack e grupos do Facebook, pois sabia que seria fundamental esse relacionamento para que tivesse o apoio deles. A prova disso foi que 50% dos palestrantes vieram de outras cidades. Além disso, as experiências deles realizando WordCamps no Brasil ajudou muito na execução do WordCamp Fortaleza. Existem algumas nuânces dos eventos realizados no Brasil que são bem diferentes dos realizados nos EUA.
Execução
Se você pensa em realizar um WordCamp, saiba que imprevistos de última hora sempre acontecem. Esteja preparado para executar um “Plano B” e não se desespere. Poucos dias antes do evento fomos informados que não iria ser possivel utilizar o auditório que tinhamos acertado. Mudamos para um outro bem maior e mais distante. Como reclamar de algo que ganhamos? Foi o jeito aceitar e informar os participantes no local. Além disso, tinhamos programado para encontrar com todos os voluntários na 6a feira (um dia antes do evento) para preparar o local e os kits de brindes. No entanto, fomos tambem informados de vespera que não seria possivel utilizar o local. Apesar de varias vezes termos perguntado e recebido resposta positiva de que o local estaria aberto na sexta feira.

Resultado, tivemos que ir montar os kits em outro local. Fui dormir as 4am e cheguei 6am no dia 13 para organizar todas as salas, banners, câmeras, brindes, mesas de credenciamento, coisa que estava planejando fazer no dia anterior com os voluntários.
A 2a pessoa a chegar no evento foi o Claudio Sanches. Que montou as mesas dos patrocinadores e foi dar 3 horas de oficina sobre WooCommmerce. O cara é um monstro!
Pouco a pouco, voluntários, palestrantes e participantes foram chegando, fazendo o credenciamento e indo para o auditório de abertura do evento. Foi muito emocionamente ver um dos participantes utilizando a camisa que fiz para o primeiro meetup um ano antes. Eu tinha planejado fazer um video de abertura, com uma contagem mostrando todas as cidades onde já tinham ocorrido WordCamp. E tinha uma surpresa especial para o fundador do WordPress dizer: “WordCamp Fortaleza”. Enviei um email 45 dias antes para ele mas não obtive resposta. Creio que ele é muito ocupado ou então não quis deixar os outros WordCamps com ciúmes. Eu errei em preparar um discurso de abertura, que nem consegui ler. Melhor teria sido se tivesse feito um ou dois slides com os tópicos para serem informados aos participantes. Fica a dica para o próximo organizador principal. Confira a cobertura fotográfica do primeiro dia do WordCamp Fortaleza

Outro equívoco meu, foi ter escolhido um local para o “WordCana” que não tinha conta individual. Imagina, eu que tinha dormido 2 horas no dia anterior, ainda ter que ficar responsável pela conta de todo mundo que deu mais de 2 mil reais, sem contar os 2 Whiskys que paguei do meu bolso. Falar nisso, tambem paguei o almoço de quem foi para o “contributor morning”. Não me importo com o valor, mas ninguem chegou nem para agradecer a gentileza. Mas está tudo beleza, não fiz isso para ter reconhecimento, mas para retribuir a gentileza aos que foram Domingo de manhã (dia dos pais) para aprender e/ou ensinar como contribuir com o WordPress. Foi muito gratificante ver pessoas novas aprendendo, entendendo e participando do projeto.
Objetivos
Creio que todos os principais objetivos do WordCamp Fortaleza foram alcançados:

- Inicialmente tinhamos projetado o WordCamp para 120 pessoas e foram 170 pessoas;
- Tivemos um número enorme de palestrantes (37) e uma manhã inteira de oficina dedicada ao comércio eletrônico;
- Profissionais da cidade que trabalham com WordPress, tanto no desenvolvimento, como conteúdo e marketing se aproximaram mais da comunidade WP Fortaleza;
- A cidade entrou no mapa mundi do WordPress. Fortaleza é a nonagésima (90) a realizar um WordCamp;
- Várias pessoas contribuiram pela 1a vez com o WordPress e ganharam novos badges em seus perfis;
- Os co-organizadores e voluntários ganharam experiência de realizar um evento “diferente”;
- Fiz network com pessoas que não conhecia e aprofundei relacionamento com outras. Vi várias pessoas também fazendo o mesmo;
- As despesas foram apenas R$100,00 a mais do que as receitas;
- E o meu objetivo pessoal, retribuí 5% do que ganho para o WordPress.
Agora, torço muito para que a comunidade WP de Fortaleza continue o projeto, pois como moro fora é extremamente dificil organizar remotamente eventos assim. Vou continuar retribuindo para o WordPress mas no local onde moro.
Apesar dos problemas, da dor no corpo todo, estou com a satisfação pessoal de ter dado o ponta-pé inicial para o que espero seja um legado que se inicia para quem trabalha com WordPress em Fortaleza.
Você foi para o WordCamp Fortaleza? Como foi a sua experiência?
É isso ai Emanuel, foi na raça mas deu tudo certo, obrigado por lembrar das raízes e trazer um evento desse porte pra nossa terrinha.
Pra mim foi um prazer trabalhar com você e ajudar de alguma forma.
Abraço!
Valeu Luis! Vc é um cara 10! Ajudou demais desde o começo e tem meu voto para ser o organizador principal em 2017 hehehe
Abraço!
Parabens emanuel, eis fera,predestinado, Parabens, Ghiaroni
Fala Emanuel, o evento foi por demais gratificante. Está de parabéns toda equipe organizadora e também toda a comunidade que se fizeram presente. Fiquei com um nó na garganta agora sabendo que você bancou as pizzas no domingo, não sabia que tinha saído do seu bolso, pois se soubesse, pode crer que teria chegado junto (pensei que fazia parte do “pacote”).
Mais uma vez, agradeço pela oportunidade de participar desse grande evento, principalmente no domingo que tive a oportunidade de retribuir o que já aprendi com essa grande ferramenta no fórum.
Digo que ainda continuo ajudando, esse aprendizado serviu para toda vida.
Sucesso e que Deus abençoe sua vida e familia cada vez mais.
Fala Rodrigo! Pagar do meu bolso as pizzas foi o minimo que pude fazer para reconhecer o trabalho dos voluntários e participantes do Contributor Day. É muito recompensador poder compartilhar com pessoas como você que agora retribuem para comunidade. Faz valer a pena toda dor no corpo que senti depois do evento, mesmo assim faria tudo de novo. Espero que o legado fique para comunidade e chega junto da galera no http://wpfortaleza.com.br
Obrigado. Abraços!